O ato de roncar pode ser beneficiado pela prática de cantar
Dra. Denise Fernandes Barbosa

Roncar não é apenas um incômodo comum, mas tem sido identificado como um fator de risco para problemas de saúde. É uma doença crônica e evolutiva que pode se transformar na síndrome da apneia obstrutiva do sono. Pesquisas recentes demonstram que exercícios frequentes de canto podem ser usados como uma modalidade alternativa de tratamento não invasivo de ronco e apneia obstrutiva do sono. Cantar proporciona relaxamento e alívio da ansiedade, melhora a respiração, postura, autoestima, timidez e libido.
Os exercícios de canto feitos com certa frequência aumentam o tônus muscular dos tecidos da garganta e da faringe, reduzindo assim a tendência de entrar em colapso durante o sono. Cantar pode reduzir a gravidade, frequência e intensidade do ronco, podendo melhorar os sintomas dessa doença (M. P. Hilton, 2013; Irumee Pai, 2008; Edzard Erns, 2000).
Faça parte de um coro e desfrute da prática de cantar, da transformação e da conquista de qualidade de vida e bem-estar a cada dia, pois quem canta seus males espanta!

Dra. Denise Fernandes Barbosa é cirurgiã-dentista (11-4521
9494, www.clinicadfb.com.br)