Fisioterapia Respiratória e seus muitos benefícios
Priscila Carvalho

A Fisioterapia Respiratória prevê um tratamento um pouco mais dinâmico, no qual o paciente começa a realizar atividades físicas leves, melhorando a sua resistência e o condicionamento físico, além das atividades respiratórias leves para promover higienização brônquica, alongamento da musculatura responsável pela respiração e diminuição da dispneia (falta de ar).
A reabilitação clínica servirá para um tratamento posterior à internação hospitalar devido a cirurgias (cardíaca, ortopédica, neurológica, dermatológica, pneumológica etc e/ou acidentes), ou para pacientes com doenças pneumológicas crônicas, como a asma, enfisema pulmonar (DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), bronquiectasia, bronquite, displasia pulmonar, abscesso pulmonar, tuberculose, edema agudo de pulmão, pneumonias, pneumotórax, derrame pleural, entre outras patologias. Esse é o período em que o paciente poderá realizar um condicionamento físico mais concentrado, utilizando o tratamento respiratório adequado.
Essa modalidade, portanto, devolve ao indivíduo uma maior capacidade de ventilação pulmonar, a qual melhora as funções do sistema respiratório, havendo menor chance de adoecimento do organismo.
A Fisioterapia Respiratória trabalha a fim de tratar e proporcionar alívio de doenças crônicas, como asma e doenças relacionadas ao coração. Dependendo da orientação do médico ela deverá ser realizada uma ou duas vezes por semana por tempo indeterminado.

Dra. Priscila Carvalho (crefito 146883-F) é fisioterapeuta intensivista. Tels. 11-4521-4457 e 97587-5255