Curso de Cuidador de Idosos
Regina Helena Cruz

Segundo pesquisa do IBGE, a população brasileira tem 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos e esse número deve aumentar até o ano de 2025, quando teremos 32 milhões de idosos.
Avanços na Medicina e novos hábitos de saúde são os responsáveis por tanta longevidade, porém, entre esses idosos temos um número significante de dependentes de seus entes queridos, por precisarem de cuidados especiais.
Muitos são os fatores de dificuldade no cuidado com idosos: as tarefas acarretam ônus físico e financeiro, que tende a aumentar conforme a saúde do idoso vai deteriorando e sua dependência vai aumentando; o peso das tarefas pode ser agravado pela falta de preparo e de informações do cuidador; o fato de cuidar dos pais ou cônjuges idosos usualmente faz aflorar sentimentos pessoais e conflitos familiares de difícil manejo; o cuidado exercido no âmbito de família é geralmente uma atividade solitária, tanto no sentido de que o cuidador realiza sozinho as tarefas, quanto no sentido de que encontra pouco apoio social entre as pessoas que estão vivendo ou já viveram a mesma situação.
Grande parte das agressões à coluna vertebral em familiares ou em trabalhadores na saúde está relacionada a condições ergonômicas inadequadas de mobiliários, postos de trabalho e equipamentos utilizados nas atividades cotidianas, sendo as dores nas costas causadas por traumas crônicos repetitivos, que envolvem muitos outros fatores além da manipulação de pacientes.
As orientações posturais na mobilização, transferência com os idosos, bem como equipamentos especiais e auxílios mecânicos têm sido indicados para prevenir as dores nas costas e doenças ocupacionais, devendo ser complementados com o estabelecimento de práticas seguras de trabalho de uma estrutura ergonômica para o idoso e o cuidador.
Ministramos cursos direcionados ao público em geral (familiares, cuidador de idosos, instituições de apoio a idosos, engenheiros, arquitetos) com aulas teóricas e práticas.
Mais informações: www.reginahele nacruz.fst.br, dra@reginahelenacruz.fst.br, tel. 11-4521-6103.

Regina Helena Cruz é fisioterapeuta