A Terapia Ortomolecular e o poder das vitaminas e minerais antioxidantes

Iria Melleiro Abbas

A cada dia, as pesquisas científicas descobrem as ações preventivas dos oligoele-mentos (minerais como selênio, cobre, man-ganês, magnésio, entre outros) e das vitaminas. As vitaminas são componentes de nosso sistema enzimático que colocam em funcionamento o nosso metabolismo, juntamente com os minerais e outros nutrientes, deixando-nos em movimento e nos oferecendo melhor qualidade de vida.

Devido ao nosso estilo de vida, ao stress, à nossa alimentação em restaurantes, ao fumo e à poluição, são bem poucas as pessoas que conseguem ter uma dieta alimentar equilibrada e com qualidade. Na Terapia Ortomolecular, através de uma longa consulta durante a qual você responde a muitas perguntas e onde as suas queixas são analisadas de uma forma diferente, a terapeuta, baseada nas suas respostas, traça o seu perfil e define o seu tratamento, quais os alimentos a serem priorizados e quais devem ser evitados, a fim de restabelecer o equilíbrio bioquímico, prevenir doenças e combater os radicais livres.

Radicais livres são moléculas produzidas por reações químicas dentro do organismo e possuem a capacidade de danificar as células sadias levando ao aparecimento de doenças como câncer, diabetes, doenças auto-imunes, problemas coronários, e ao envelhecimento precoce. Os radicais livres também podem ser produzidos pela ação da poluição, dos dese-quilíbrios alimentares, do stress, do álcool e dos excessos de exercícios físicos. Para combater esses vilões silenciosos, vale a pena investir num programa alimentar ortomolecular e, se necessário, na suplementação vitamí-nica, juntamente com um gel que possui os oligoelementos e é de uso tópico e sem efeito colateral.

As chamadas vitaminas antioxidantes (A, C, E) são uma importante arma contra os radicais livres, assim como o mineral selênio. Estas vitaminas, por serem lipossolúveis, são melhor absorvidas quando ingeridas corretamente, e devem ser recomendadas por especialistas, pois megadoses podem ter um efeito tóxico.

Na área da Estética Ortomolecular tem sido muito divulgada a Lipoescultura Natural, um tratamento realizado em duas fases: primeiro você faz uma desintoxicação e na segunda fase você passa por uma redução de medidas. Paralelo a isso, você segue um programa alimentar ortomolecular com antioxidantes naturais, faz uso de um gel com oligoele-mentos indicados para o seu problema específico e, se necessário, usa suplementos nutricionais.

Após passar pela consulta, é montado o seu programa alimentar para equilibrar o seu organismo e seu emocional, melhorando
a sua disposição e qualidade de vida.

Após a consulta, mudando alguns hábitos alimentares você já sente alguma diferença. O tempo de tratamento e o valor da terapia dependem da análise de um gráfico de mineralograma realizado pela terapeuta.

Iria Melleiro Abbas - CRT 31.673
Bacharel em Biologia Médica (UNESP).
Terapeuta Ortomolecular e possui o curso de Tec. Corporais e Meditativas/Medicina Tradicional Chinesa pela Fac. de Medicina de Jundiaí. Telefone: (11) 4521-6307.