Fique em forma, com pilates on the ball.

    Eficaz, seguro e barato: esses são três bons motivos pelos quais o Pilates on the Ball tem feito tanto sucesso. O exercício com a bola pode incentivar os mais entusiasmados ou os mais preguiçosos, é utilizado no trabalho com gestantes, e é ideal para quem quer alinhar o corpo, isolar e treinar profundamente os músculos posturais e fortalecer o tronco sem prejudicar o corpo.

    O Método Pilates já é conhecido do público. Programa completo de condicionamento físico e mental, o Pilates é baseado e estru-turado nos seguintes fundamentos: concentração, controle, centragem, respiração, alinhamento postural, leveza, precisão, força e relaxamento. “O método é versátil, e se encaixa em todas as idades e em todos os níveis de aptidão motora”, explica a educadora física Daniela Torricelli Bonassi. “Muitos movimentos te-rapêuticos desenvolvidos para ajudar pessoas que se recuperam de lesões podem ser intensificados para desafiar atletas experientes. É isso que torna o Método Pilates tão atrativo para o público em geral, como também para bailarinos e atletas”.

    Daniela: Resultados Rápidos e eficazes

    Segundo Daniela, partindo dos princípios básicos do método, alguns movimentos foram adaptados à bola, com o objetivo principal de alinhar o corpo e exercitar as partes superiores e inferiores do corpo, umas mais que outras, ou todas por igual, e também proporcionar tanto o exercício mais intenso quanto o relaxamento mais suave. ”Por ser uma superfície móvel, o simples fato de sentar sobre a bola aciona os músculos estabilizadores que muitas vezes não são utilizados em outros movimentos”, explica.

    A educadora física explica que existem vários tipos de trabalho com a bola, que podem ser executados de acordo com a necessidade de cada um: bola restaurativa (para quem está se recuperando de lesões e retornando à atividade física), bola básica (para quem está iniciando e não tem limitações ou lesões), e bola intermediária (para quem já tem um bom condicionamento físico e já passou com sucesso pela bola básica). A bola também é utilizada no trabalho com gestantes, no pré e pós-parto, com resultados rápidos e eficazes.

    O Pilates melhora a postura, alonga e define os músculos, melhora a força, coordenação e a flexibilidade, reforça o abdômen, previne e alivia dores na coluna lombar, relaxa e rejuvenesce. O trabalho pode ser realizado em pequenos grupos, em duplas ou individualmente, diz Dani-ela Bonassi. As aulas podem ser feitas duas vezes por semana, com duração de uma hora, em média.