Reflexologia, na promoção da saúde.


Promoção da saúde e equilíbrio físico, psíquico e mental. Esses são os objetivos e resultados da Reflexologia, que é uma massagem que trabalha com microsistemas. A massoterapeuta Denise Alvarez explica: “O corpo humano tem áreas reflexas: os pés, as mãos, as orelhas e o nariz. Elas são chamadas áreas reflexas porque são um microsistema, ou seja, elas contêm em si o corpo todo, todas as estruturas corporais”.

Denise: ótimos resultados sem dor, trabalhando à distância a área debilitada.

A maior vantagem do trabalho com microsis-tema, acrescenta, é que você pode trabalhar à distância uma área que foi debilitada. “Por exemplo, a pessoa tem torcicolo, mas você trabalha no pé. E não há dor. Outra vantagem também é a conseqüente diminuição do uso de remédios”.

A Reflexologia atua em tudo. Ou seja: pode ser usada para casos de depressão, stress, cansaço físico ou mental, insônia, dores, síndrome do pânico, obesidade, e com um resultado maravilhoso, principalmente em casos agudos – dores de coluna, musculares, enxaqueca etc.

E como funciona a Reflexologia? “Quando aperto um ponto do pé, há um estímulo no sistema nervoso e esse estímulo é levado pelo corpo até a área reflexa.

É um tratamento. Assim, se há a reformulação do padrão do problema, ele não volta. O tratamento consiste de 6 a 8 sessões semanais, depois passa a quinzenal e então de 20 em 20 dias, até passar a mensal, para prevenção”.

Entre a primeira sessão e a terceira, há a reversão do quadro agudo. Depois, faz-se o tratamento para o equilíbrio físico, psíquico e mental. Se a pessoa se mantém em equilibrada, não volta ao padrão de crise aguda. “A Reflexologia leva o corpo ao equilíbrio e é um ótimo tratamento complementar para qualquer tipo de problema”.

Há contra-indicações para o tratamento para grávidas e pessoas que tenham patologias nos pés (micose, doenças de pele e unha infecciosas e de contágio).

Em 2006, Denise vai introduzir no tratamento o Ofurô de pés – banhos de ervas aromáticas específicas para cada caso, associado com Aromaterapia. E tudo isso aliado ao relaxamento proporcionado pela água quente.