Massagem ayurvédica combate o stress


    As dores pelo corpo, principalmente na região do trapézio, pescoço e costas, são geralmente um dos primeiros sinais de que você está vivendo ou passando por uma situação em que seu corpo necessita de adaptação constante (tentativa de manter o equilíbrio). Evoluindo esse quadro, pode ocorrer o stress, que pode ser de natureza física, mental ou emocional, e pode ser definido, de forma simplificada, como um conjunto de reações fisiológicas que, se persistirem em intensidade ou tempo, podem levar o organismo como um todo ao desequilíbrio.

    Fernanda: stress afeta a saúde e a beleza também.

    Um dos tipos básicos de stress, o crônico, representa aquele que a maioria de nós, inevitavelmente, acaba vivendo. É o tal stress do dia-a-dia. O stress agudo é mais intenso e tem menor duração em geral. Por exemplo, em situações de choque, traumas ocasionados por perda de um ente querido.

    O stress pode afetar o organismo de várias formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
    Mas não são só situações ruins que nos deixam estressados. Todas as grandes mudanças que passamos na vida caracterizam situações estressantes, mesmo que sejam boas e que nos façam felizes.
    A necessidade de manter o equilíbrio deixa o organismo preparado para “lutar ou fugir”, aumentando a pressão arterial, a freqüência cardíaca, contraindo músculos e vasos sanguíneos.

    À FLOR DA PELE
    Esteticamente, são muitas as conseqüências negativas decorrentes do stress. Algumas delas são:
    Pele: Costuma refletir o equilíbrio do organismo, e o stress pode causar o surgimento de rugas, manchas e até reações alérgicas. O aparecimento de acne pode também estar relacionado ao aumento da atividade das glândulas sebáceas causado pelo stress. Em algumas culturas orientais, a análise inicial do estado de saúde de um paciente é iniciada pela avaliação da pele.

    Celulite: Também pode piorar (e muito!) se você enfrenta situações de stress. Isso porque liberamos, nesses momentos, níveis elevados de um hormônio chamado cortisol, que é uma das causas da retenção de líquidos. E também há liberação de outros hormônios que alteram o equilíbrio químico da pele.
    Musculatura: A musculatura tensionada, além de dificultar o processo circulatório e causar uma constrição nos vasos sanguíneos, colabora para o aparecimento de sulcos no rosto (rugas), identificando as áreas de maior concentração de tensão muscular (testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e boca).

    PREVENÇÃO E COMBATE
    Agora que você já conhece os efeitos, saiba como se prevenir e combater esse vilão!
    - Cuide da alimentação, evitando excessos de gordura, açúcar e sal, e beba muita água;
    - Pratique uma atividade física que lhe dê prazer;
    - Receba uma deliciosa massagem ayurvédica!
    Do ponto de vista fisiológico, a prática constante da massagem ayurvédica atua na liberação de toxinas pelo corpo, resultando no rejuvenescimento, atenuando até a celulite e combatendo o stress.
    De caráter terapêutico, a massagem ayurvédica combina respiração, alongamentos e manobras muito, mas muito relaxantes. Do ponto de vista ener-gético, movimenta e libera a energia estagnada, que muitas vezes se concentra em forma de tensão e rigidez.
    A massagem é feita com a utilização de óleos vegetais e essenciais (todos 100% naturais) associados à aromaterapia e o pó de uma raiz indiana (como não é encontrada no Brasil, substitui-se tranqüilamente pelo pó do mesocarpo do babaçu ou “caroço do coco”), que auxilia na ativação da circulação sanguínea, aquecendo a musculatura rapidamente e estimulando a renovação celular, e fazendo uma leve esfoliação. Outro benefício é um profundo relaxamento e bem-estar. Ela tem efeito antidepressivo e, é claro, antistress.
    Em terceiro lugar, cuide de você e agende sua massagem! Afinal,você merece!